DPO vai ampliar transparência e modernizar processos

A matéria apresenta uma entrevista com Sérgio Nazaré, novo decano do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) da UnB, responsável pelo planejamento estratégico, orçamento e desenvolvimento organizacional da universidade. O DPO conta com 45 pessoas e desempenha um papel essencial na gestão e transparência dos recursos.

Com um orçamento de R$ 1,912 bilhão em 2023, a UnB atende mais de 50 mil estudantes e conta com milhares de docentes e técnicos administrativos. Nazaré destaca a importância da transparência no orçamento e do alinhamento com o planejamento estratégico, permitindo melhor participação da comunidade acadêmica.

Economista, Sérgio Nazaré tem mais de 15 anos de experiência em gestão estratégica e liderança corporativa. Antes de assumir o DPO, foi chefe do Departamento de Ciências Contábeis (CCA/Face). Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O decanato inclui quatro diretorias que atuam na gestão orçamentária, avaliação institucional, estrutura organizacional e planejamento. Entre os desafios, estão a melhoria da qualidade dos dados internos e a integração entre sistemas. Para isso, a gestão investirá em tecnologia, governança e capacitação.

As prioridades incluem transparência, eficiência e participação, além de fortalecer a justiça socioambiental. O DPO pretende criar canais acessíveis para a comunidade acompanhar e contribuir nas decisões. Nazaré convida todos a conhecer e se engajar nos projetos do decanato.

Pular para o conteúdo